22 abril, 2013

Ouro 18? Ou Ouro 750? Qual a diferença?‏


Sempre acontece de alguém falar: Sua joia é de ouro 14? Ou ouro 18? E você fica pensando... O que isso significa?

Vamos lá... O ouro puro é um material muito maleável. Isto significa que, se você estiver usando um anel de ouro puro, num aperto de mão o seu anel já vai entortar todo, ficando oval.

Claro que ninguém ia quer uma joia assim. Por isso o ouro é misturado com diversas substâncias como:  O cobre, o zinco, a prata, ou o paládio, formando assim, uma massa metálica, que determinam a dureza da liga, mas também acabam interferindo na cor do ouro.

Sendo assim, para definir a quantidade de ouro numa liga, surgiu então a expressão quilates, representado com o "K". Sendo que 24k equivalem a 100% ouro, ouro puro. 
Quando falamos que uma joia é de ouro 18k, significa que ela tem 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, ou seja, tem 75% de ouro. E tem também o outro termo ouro 750. Esse é mais usado na Europa. Então o ouro 18k ou ouro 750 são a mesma coisa. 
Se a joia for 14k, significa que ela contém 14 partes de ouro, 10 de outros metais e assim por diante...

Se você olhar bem para o interior de uma joia, verá que ela traz um número impresso. Na maioria delas sempre a marca 750 que é referente ao ouro 750 ou 18k que é mais usado aqui no Brasil.

Muitos países também tem uma certa legislação sobre o assunto. Nos Estados Unidos, por exemplo, o ouro é considerado ouro com a liga a partir dos 10k. Já no Brasil, só é considerado ouro com a liga no mínimo, a partir de 14k. 

Será que esclarecemos as dúvidas de vocês?

Confira as mais lindas joias de ouro 18k originais na nossa loja Virtual joias. Lá você encontra jóias com preço de fábrica e ainda com ótimas formas de pagamentos. Entrem agora no nosso site e confiram! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário