17 novembro, 2012

Alianças


No início, a aliança era como um certificado de propriedade da noiva, indicando que a mesma não estava mais disponível. A aliança se tornou um símbolo de união e fidelidade entre os casais cristãos a partir do século IX. Muitas crenças nasceram como, por exemplo, o fato de os escoceses dizerem que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido.
No Brasil, os casais, após completarem certo tempo de namoro, optam por trocar alianças de prata, é uma forma de demonstrar que o namoro é sério, embora no momento ainda não tenham intenção de se casar. A aliança do homem tem o nome da mulher e a data do início do namoro gravada e vice-versa. Alianças de compromisso são usadas no dedo anelar da mão direita e, na ocasião do noivado, substituídas pelas alianças de noivado.

Alianças de casamentos são usadas pelos noivos na cerimônia de casamento religioso ou civil, por diversas culturas. Costuma-se fazer a troca dos anéis no momento final desta cerimônia. Os noivos colocam os anéis no dedo anelar da mão esquerda, simbolizando assim a união matrimonial.
Os romanos acreditavam que no dedo da mão esquerda passava uma veia (vena amoris) que estava diretamente ligada ao coração, costume culturalmente seguido até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário